A respeito do ultimo post, o grupo Novo Gecel descreve os fatos subsequentes à divulgação em edital, e a postagem do texto "Aos Estudantes do Ensino Médio" no presente blog:
Após nosso anúncio de convocação de assembléia geral, para o dia 26/11, foi conseguido um contato com a direção do GECEL, mais precisamente com o presidente do GECEL, na realidade o único que tinha alguma relação administrativa, mesmo que ineficientemente, com Grêmio Estudantil.
Após nosso contato com o presidente, apresentamos algumas de nossas queixas, questionamos a invisibilidade do Grêmio, a omissão por parte da diretoria em todos os aspectos, e cobramos que fossem tomadas atitudes, inclusive que fossem prestadas contas, fossem levantados documentos e etc...
Descobrimos assim, que a atual diretoria foi empossada em abril, mesmo que a eleição não tenha sido realizada e o "processo eleitoral" possua uma série de erros e descumprimentos do estatuto, erros e descumprimentos inclusive, admitidos pelo presidente do Grêmio. Um desses descuprimentos é a continuação do "processo eleitoral" realizado em abril, com apenas uma chapa inscrita, o que não está de acordo com o seguinte trecho do estatuto do Grêmio.
(Repare que em momento algum o estatuto diz que essa prorrogação é limitada.)
Além disso, a eleição nem ocorreu, e o processo todo se passou por debaixo dos panos. A sucessão de diretoria, para uma nova (2011/2012), ocorreu quase que por nomeação, passando por cima dos direitos que todos os estudantes tem de montar suas chapas, concorrer e votar para escolher seus representantes.
Outras infrações ocorreram, como a não convocação de assembléias;
E como todos sentem, mas muitos não sabem;
Note, nossos direitos foram tão desrespeitados, que soa estranho ler que os membros (todos os alunos do Ensino Médio são membros do Grêmio), deveriam ter acesso aquela sala que quase sempre está fechada.
Falando em sala do Grêmio que está quase sempre fechada, quando fomos conversar com o presidente do GECEL, conseguimos entrar na sala, e o que vimos, foi algo que atentava não só ao estatuto do Grêmio, mas também ao estatuto da UTFPR e as leis brasileiras.
Além da total falta de organização e limpeza; cobertores, roupas, papel higiênico, absorventes e comida, tudo espalhado e jogado sobre os sofás e o chão, haviam muitas e muitas garrafas de vinho e cerveja. Bebida Alcoólica em espaço da Universidade, na realidade dentro de um Grêmio Estudantil, que representa em grande parte alunos menores de idade.
O que consta no regimento disciplinar da UTFPR:
"CAPÍTULO IV
DAS PROIBIÇÕES E RESPONSABILIDADES
VII.
portar ou fazer uso de bebidas alcoólicas, bem como de qualquer substância
tóxica, entorpecentes ou que altere transitoriamente a personalidade, bem
como armas e materiais inflamáveis, explosivos de qualquer natureza ou
qualquer elemento que represente perigo para si ou para a comunidade escolar;"
portar ou fazer uso de bebidas alcoólicas, bem como de qualquer substância
tóxica, entorpecentes ou que altere transitoriamente a personalidade, bem
como armas e materiais inflamáveis, explosivos de qualquer natureza ou
qualquer elemento que represente perigo para si ou para a comunidade escolar;"
Esses são apenas alguns exemplos de descumprimento do estatuto e irregularidades da atual gestão do grêmio, que a bastante tempo não cumpre sua função. Por isso é tão importate que todos se mobilizem e cobrem alguma atitude.
Depois de muitas idas e vindas, depois do Novo Gecel, organizar uma assembleia, debater com os estudantes, depois de ir atrás de respostas, de passar muito tempo tentando entender o que se passa/passava no Grêmio, nossas lutas parecem começar a surtir efeito;
- A sala do GECEL foi temporariamente interditada, já que os alunos em geral não tem acesso, por que um grupo de pessoas que utilizam irresponsavelmente o espaço deve ter acesso?
- Foi marcada uma assembleia geral de estudantes, pela diretoria atual, quarta-feira,em duas sessões; após os intervalos, da manhã(10:20) e da tarde (15:50),com o objetivo de modificar o estatuto, (estaremos atentos para garantir que nada que venha a ferir os interesses dos estudantes seja aprovado), e para definir o cronograma das eleições de 2012. Eleições essas que com toda a certeza serão amplamente divulgada, se não pela diretoria do GECEL, pelo Grupo Novo Gecel que se compromete a divulga-las ao máximo, e tornar possível que todos os alunos tenham seus direitos de votar e ser votados garantidos.
Queremos um GECEL realmente representativo e transparente; Por isso viemos nos reunido periodicamente aos sábados, discutindo ideias, projetos, problemas e possiveis soluções, e continuaremos em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário