30 de jun. de 2013

REPRESENTANTES DA UTFPR PARTICIPAM DO 1° ENCONTRO PARANAENSE DE GRÊMIOS

No fim de semana dos dias 15 e 16 de junho foi realizado o 1° Encontro de Grêmios do Paraná, evento promovido pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e realizado na cidade de Campo Mourão. Segundo a organização foram convidados para este encontro 150 grêmios de todo o Paraná e estes levaram mais de 300 representantes ao norte do estado para debater os problemas das escolas do Paraná. Entre estes 150 grêmios estava o GECEL que não poderia deixar de participar deste evento tão importante para o movimento estudantil do estado. Nosso grêmio foi representado por dois delegados que puderam conhecer representantes de diversos grêmios e trocar experiências.



O evento começou com uma passeata pelo centro da cidade de Campo Mourão, bandeiras das entidades representativas e do Brasil, um carro de som e, é claro, um mar de estudantes dispostos a lutar por uma educação melhor invadiram as calmas ruas da cidade já no sábado pela manhã. Entre as reinvindicações estavam: investimento dos royalties do petróleo na educação, passe livre estudantil e a melhora na infraestrutura das escolas.

Após a passeata fomos apertados, para não dizer socados, em um micro ônibus (daqueles amarelinhos com faixa preta escrito "escolar" e com o nome de uma cidade do interior que costumamos ver dando umas voltinhas perto do shopping estação) fornecido pela prefeitura da cidade até o Centro da Juventude de Campo Mourão, lá ocorreram todas as atividades do encontro. E após uma breve pausa para esperar a volta do micro ônibus com mais uma leva de 100 estudantes foi dado início à rodada de debates.

Os momentos de debates contaram com a participação representantes das mais diversas instancias. Entre eles estavam: o presidente da UPES, Felipe Barreto, diretores da UPE (União paranaense dos estudantes), a presidenta da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Manuela Braga e um diretor da UNE (União Nacional dos Estudantes). 


O primeiro tema tratado foi a finalidade e a eficácia do ensino médio atual no Brasil. Para este debate também foram convidados para compor a mesa representantes do sindicato dos professores do Paraná e uma professora e também vereadora da cidade. Alguns membros da mesa reconheceram um avanço significativo da educação como um todo no país, devido ao maior acesso da população à educação básica e, até mesmo na universidade, devido aos diversos programas do governo. No entanto o segundo grau se mostrou alheio ao cenário aparentemente promissor da educação, alguns membros da mesa chegaram a afirmar que este não tinha serventia na formação dos estudantes, porém esta afirmação gerou controvérsias. A conclusão que se chegou é que o ensino médio do Brasil precisa ser revisto, os estudantes precisam saber qual é a real utilidade deste momento de suas vidas, e se ainda não existe utilidade é preciso criá-la.


No momento seguinte os representantes foram divididos em grupos (Finanças, Secretariado, cultura/ esportes). Os representantes do GECEL participaram do debate de cultura e esportes. Foi apresentado aos representantes os projetos da UPES: CIRCUS e CIES (caso queiram saber mais sobre estes projetos os editais estão disponíveis no site da UPES). Com base nestes projetos foi debatido como introduzir cultura e esporte na escola de forma condizente com a realidade do local. Muitos falaram sobre a imposição de uma cultura que não era interessante para os alunos daquele local. Curiosamente o representante que propôs a solução que mais agradou o pessoal relatou a experiência da criação de clubes  no seu grêmio, feitos de maneira muito parecida com os que existem no GECEL desde o início da gestão Novo Gecel. Aproveitamos a oportunidade e contamos a nossa experiência, todos os presentes se mostraram interessados em tentar repeti-la, fizeram muitas perguntas sobre como realizar o projeto e como driblamos dificuldades. Saímos desta reunião felizes por poder ajudar a desenvolver outros grêmios e um pouco mais convictos de que os clubes devem continuar existindo e crescendo.




Estes foram os principais espaços realizados no 1° Encontro de Grêmios da UPES, houveram outros debates menos intensos e diversas apresentações culturais no decorrer dos dois dias. A principal atração cultural era um grupo de taiko, da cidade de Assaí. Houve também uma apresentação de um grupo teatral da região.



Os debates nos mostraram muitas perspectivas não antes vistas e muito mais trabalho a fazer no nosso grêmio, porém o mais interessante, sem dúvidas, foi ter a oportunidade de avistar isto:

Podemos finalmente encontrar companheiros que estão no mesmo barco que nós, mas o que nós vimos após este símbolo amarelo no alto de Campo Mourão fica para uma outra oportunidade...


Nenhum comentário:

Postar um comentário